domingo, 25 de abril de 2010

2o Ano - Respostas Situação Aprendizagem 1 - Que mundo é esse

2º ano – Situação de Aprendizagem 1 – Que mundo é esse :

Pagina 3

Muitos são as diferenças. Vou me limitar a apenas estes. O mapa de Isidoro de Sevilha divide o mundo em apenas 3 continentes ( Europa, África e Ásia). Trata-se de uma obra produzida no século XIII, ainda um período de desconhecimento do continente americano. Esta divisão em três deve-se, principalmente, às influências bíblicas. Note os nomes dos filhos de Noé (Sem, Iafech e Cham) que são colocados abaixo dos continentes.
Antes da utilização da bússola, o norte não aparecia na parte superior dos mapas. Este espaço era reservado ao Oriente, a a terra do sol nascente, da luz, do paraíso, onde teriam vivido Adão e Eva. Desconhecimento de outros continentes (América e Oceania). Não há contorno dos continentes nem dos oceanos. Não são mostradas linha do equador. O idioma utilizado era o latim, influência da igreja católica.


Pagina 4

2) O mapa n°2, pois nele é possível observar os continentes e seus contornos, delimitação dos oceanos e países, linhas e trópicos.

3) São os três filhos de Noé e estão retratando os continentes.

4) Sim, a cruz simbolizando o cristianismo, os rios que são citados na bíblia e os nomes dos filhos de Noé.

Pág. 5

6 – Significa que o rio que vai se dividir em quatro partes e a região geográfica descrita está localizada na parte superior do mapa que é o atual Oriente Médio.

Página 6

7. O mapa de Isidoro de Sevilha não aponta a existência de pontos carteais os lugares estão posicionados, aparentemente, de forma aleatória, mas é necessário entender que assim viam o mundo naquele momento.
Desorientado= sem oriente; DES {sem ou não} ORIENTADO {oriente}, a importância de encontrar o oriente ou seja onde está!

8- a precisão necessitada p/ navegar.

9 - mudará a forma de pensar e vão mudar a ciência e a tecnologia que no caso seriam as caravelas, bússola, e o astrolábio.

Pág. 7

10 - As diferenças existentes no pensamento renascentista são muitas: Valorização de um ser humano sem deixar de lado a religião, crença, num panteão de Deuses, elimina as tradições cristãs. Orientado e norteado são sinônimos, pois em algumas situações querem dizer a mesma coisa ou parecem ter o mesmo sentido, ou seja, orientado e norteado pode ser definido como tendo a noção de oriente, isto é, está orientada também!

Página 8.

Pesquisa Individual

Há um intervalo de dois séculos de um para outro, pois o de Isidoro de Sevilha é do século XIII, enquanto que o de Henricus Martellus é do século XV.

No mapa de Isidoro de Sevilha há uma desorientação quanto aos pontos cardeais. Já no de Henricus Martellus percebemos uma orientação mais real, pois já contavam com alguns instrumentos de navegação.

No mapa de Martellus, de 1489, já existiam mais informações à cerca dos descobrimentos marítimos e das viagens marítimas, por isso a África é muito mais detalhada neste mapa, porque aquela parte do mundo já era muito mais conhecida e explorada.

Porque este mapa é o ultimo testemunho de um mapa-múndi que mostra apenas o hemisfério oriental, o Velho Mundo, quase na aurora dos descobrimentos Atlânticos.

Nos mapas medievais notamos a falta de preocupação com as dimensões e as distâncias reais, sempre é reservado um espaço maior para as regiões historicamente mais importantes numa perspectiva cristã, é o "teocentrismo". Percebemos então neste mapa de Martellus, o "antropocentrismo", o homem como centro do Universo, a necessidade do homem de representar o espaço geográfico tal como ele é, observando a natureza, usando o racionalismo, as relações entre o pensamento clássico e religioso.

Pág. 10

1 - Valorização da beleza física, para representar o ser humano da maneira como ele é visto, utiliza a idéia de perceptiva.

2 - No século XVI as inovações nas técnicas de desenho trouxeram desenvolvimento para todas as aulas citadas acima


Pág. 11

Você aprendeu?

a) falsa
b) falsa
c) falsa
d) falsa
e) Correta

2 comentários:

  1. Muito obrigada pelas respostas! Eu estava perdida, mas agora posso ficar tranquila pra estudar para as provas!

    ResponderExcluir
  2. Muito obgd, graças a essa explicação me sai bem no texto sobre a diferença do mapas.

    ResponderExcluir