segunda-feira, 12 de abril de 2010

2o ano - RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL EUROPEU

O Renascimento refere-se a um conjunto de mudanças profundas produzidas na cultura e na sociedade Europeias, nos séculos XV e XVI. Este movimento fez a transição da Idade Média para a Idade Moderna para uma ordem intelectual profana. Ouve um novo interesse, da parte dos sábios do Renascimento, pelos textos da antiguidade clássica (em Latim e Grego).

Nascimento do Humanismo

O humanismo nasceu em Florença, nas últimas décadas do séc. XIV. Petrarca (1304-1374) foi o primeiro a colocar o homem como sendo o centro de toda ação e como agente principal no processo de mudanças sociais. Este novo interesse fez com que se explorassem as escolas monásticas em busca de documentos perdidos. Uma das mais importantes foi a descoberta das obras completas de quinze diferentes autores, na biblioteca do mosteiro beneditino de Saint-Gall. Foi pela descoberta deste documento que se deram as bases da arquitectura humanista, pois não só era a única referencia ao modo de construção da Antiguidade como dava ainda informação essencial para a formulação do Classicismo na arquitectura

Características do Humanismo
Antes do pensamento humanista, o centro do pensamento era Deus, um pensamento teologista. A partir deste movimento, passa a haver um antropocentrismo. Para o homem Renascentista, o ser humano continua a ser uma obra de Deus mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino. A obra humana passa a ser valorizada não como uma obra de Deus mas como sua própria criação. Submeteu o sensorial ao racional, resultando numa necessidade de retratar o mundo tal como era, percepcionando pelos olhos e não numa visão idealizada

Humanismo Social
O humanismo afetou, além das artes e a ciência, a sociedade nas ideias políticas, nascendo a república no início do século XV. A ideologia baseava se na crença que cada indivíduo, cada cidadão tinha a capacidade de participar nas ações politicas, dando enfase na autonomia humana.






O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli, A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.É provável que a obra tenha sido feita por volta de 1483







A Última Ceia é uma pintura de Leonardo da Vinci. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo. Ao contrário de muitas pinturas valiosas, nunca foi possuída particularmente porque não pode ser removida do seu local de origem, já que esta pintada sobre a parede do refeitorio do convento de Santa Maria delle Grazie (Milão)


Mona Lisa (1503-1507Louvre) é o retrato que mais tem gerado em termos de literatura -tem dado origem a contos, romances, poemas, óperas e paródia. Foi uma obra famosa desde o momento da sua criação. Inspirou e continua a inspirar muito.





Galileu Galilei ) (Pisa, 15 de fevereiro de 1564Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante no Renascimento Cultural

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.
O Papa Urbano VIII, pediu a Galileu escrever um livro em que os dois pontos de vista, o helio e o geocentrismo, fossem defendidos em igualdade de condições. Em 1630, com a obra terminada, Galileu viajou a Roma para apresentá-la pessoalmente ao Papa. Este fez apenas uma leitura brevíssima e entrega-a aos censores do Vaticano que levou a um grande atraso nesta avaliação. Galileu era cristão fervoroso, mas viveu numa época onde a Igreja Católica sofria derrotas Reforma Protestante. Galileu foi julgado e apesar de se encontrar bastante doente foi condenado a desmenttir publicamente suas idéias e à prisão. Seus livros foram censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra.

O Renacimento Cultural mudou por completo todo o pensamento humano, e nao foi só uma nova maneira de fazer arte. Foi uma maneira de ver o mundo, que trouxe um pouco de ''luz'' aos homens, e que os fez sair das sombras da Idade Média. O pensamento humano volta a ser desenvolvido, volta a existir valor Humano e não apenas o valor que se atribuía por completo a Deus. A partir desta época há uma evolução praticamente em todos os aspectos do Homem, desde a maneira de ver o Mundo, de representar o mundo, de estudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário