sábado, 24 de abril de 2010

1ª Série - Respostas Situação de Aprendizagem 1

1º ano – Situação de aprendizagem 1
Problematizando a Pré-História
1. Como pode ser entendida a convivência entre seres humanos e animais pré-históricos apresentada em desenhos animados e filmes?
Resp: Essa convivência só deve ser entendida como imaginação das pessoas. Desenhos animados, filmes, livros, etc procuram mostrar a possibilidade desta convivência, mas é sabido que os homens e dinossauros nunca poderiam conviver nos mesmos espaços uma vez que são dezenas de milhões de anos que separam o desaparecimento de um e o surgimento do outro.

2. De que maneira podemos explicar a historicidade do conceito de Pré-história analisando binômios como: agravos e letrados; bárbaros e civilizados; atrasados e desenvolvidos?

Resp: Existem várias possibilidades de responder esta questão. Apresento uma possibilidade. Segundo o Dicionário, agrafo significa não escrito. Assim, a pré-história é explicada a partir dos índios encontrados pelos paleontólogos que, efetuando estudos e co-relacionando estes índios, chegam a concluir informações relativas à épocas muito remotas, antes mesmo da existência do homem.Os Binômios, ágrafos e letrados, atrasados e civilizados... e outros binômios são conceitos que os europeus usaram no inicio do século vinte, quando por ocasião do imperialismo, usando estes argumentos ao dominarem outros paises dizendo que eram uma raça superior e que em missão civilizatória e que iriam levar aos atrasados a cultura etc.

3. A pergunta tem duplo sentido, pois podemos entender como definição de vida o surgimento dos primeiros seres vivos nos oceanos e posteriormente se propagado pelos oceanos, mas pelo conteúdo da aula a questão se refere ao surgimento da vida humana nos continentes. Partindo deste principio, sabemos que o homem surgiu no continente africano. O homem moderno surgiu na África— entre 130 mil e 465 mil anos atrás e, nos últimos 100 mil anos, iniciou sua expansão, dali, eles seguiram em direção à Europa, Oriente Médio e Ásia e promoveram a expansão para o resto do mundo.

Pg 5

1. Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..

2. A pré-história pode ser dividida em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
No Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens e tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres.
No Mesolítico, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Aconteceu também o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais.
No Neolítico ou Idade da Pedra Polida, o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade, a criação de animais e a agricultura. O aparecimento da metalurgia. (lanças, ferramentas, machados). Foi nesta época que começou intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Pag 8 – Lição de Casa
O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios. Nesse processo de locomoção pelo espaço, essas comunidades utilizam-se dos recursos oferecidos pela natureza até esses se esgotarem. Com o fim desses recursos, esses grupos se deslocam até encontrarem outra região que ofereça as condições necessárias para a sobrevivência.
Durante o Paleolítico e parte do Neolítico, o nomadismo foi uma prática comum entre os primeiros grupos humanos. Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antigüidade. Sedentarismo é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações semi-nômades possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano. O sedentarismo se tornou possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.

Pags. 10 e 11

2 – Resposta correta: B
3 - Resposta correta: C
4 – Resposta correta: D

2 comentários: