domingo, 21 de novembro de 2010

IMAGINÁRIO REPUBLICANO
Pag. 26
1. A obra “A Liberdade Guiando o Povo” foi pintada logo após a Revolução de 1830 na França e nasceu do imaginário da Revolução Francesa, especificamente na República Jacobina

Pag. 27
2. Podemos encontrar representações semelhantes nas notas e medas brasileiras como também na Estátua da Liberdade em Nova Iorque nos Estados Unidos, que por sinal foi presente dos franceses aos americanos.
3.
a) O Barrete Frígio na cabeça da mulher significa liberdade e abolição, que eram defendidos pelas jacobinos.
b) As cores da bandeira francesa são Vermelha, Branca e Azul que significam os ideais da Revolução: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Pag. 28
1. Os ideais são Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Abolicionismo e o Voto Universal. A figura impressa nas notas e moedas realmente não é obra do acaso, ele procura simbolizar a solidez do regime republicano brasileiro e o cumprimento destes ideais.

Pag. 29 – Pesquisa em Grupo

Pag. 30 - Lição de casa

a) O partido republicano brasileiro aproveitou a liberdade partidária existente no II Reinado e atraiu grande número de adeptos e assim propagou seus ideais republicanos e abolicionistas.
b) Após a Guerra do Paraguai, os militares estavam com grande prestígio no Brasil e passaram a interferir e influenciar na política onde defendiam um regime republicano. E defendiam os ideais positivistas de ordem e progresso.

Você aprendeu?
1. Pelo fato da bandeira anterior exibir os símbolos da monarquia. Apesar disso, as cores verde, que representava a casa da família Bragança, e a amarela, que representava a casa da família Habsburgos permaneceram, mas lhes foi dada outra conotação.

Pag. 31
2. Os ideais de ordem e progresso procuravam minimizar o fato de nossa Proclamação da República ter sido feita a força e precisava mostrar que havia ordem social para justificar este fato e o progresso para mostrar que a industrialização e modernização do país estava em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário