segunda-feira, 1 de novembro de 2010

2º Ano - Caderno do Aluno - Volune 4 - Lição Aprendizagem 1 - RESPOSTAS

A EXPANSÃO PARA O OESTE E
A DOUTRINA DO DESTINO MANIFESTO

Pag. 3
1. Expansão: Pode identificar a intenção de expandir, crescer, aumentar o território de um país.
Doutrina: conjunto de regras e orientações que servem de base para o aprendizado dos praticantes de crenças filosóficas, políticas e/ou religiosas. Ou ainda: conjunto coerente de idéias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas; conjunto de conhecimentos possuídos; princípio, crença, ou conjunto de princípios ou crenças que tem um valor de verdade absoluta para os que o(a) sustentam e seguem, e que é, no entender destes, o(a) único(a) aceitável

2. Destino Manifesto: O Destino Manifesto expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. Acreditaram que expansão era óbvia ("manifesto") e inevitável ("destino").

Lição de casa
Pag. 5
1. Motivações: Ampliação de fronteiras e busca de terras para agricultura; Busca de matérias-primas e expansão capitalista; Ida de imigrantes europeus para os Estados Unidos motivados pelo desejo de posse de terras; Melhoria nas condições de vida; Busca por ouro; Liberdade religiosa.

2. Normalmente os Índios são apresentados como o bandido, o lado ruim da história. Aqueles que impediam a expansão e o crescimento americano. Já estes são mostrados como os de boa índole, que apenas estão fazendo o certo. São bons e apenas estão levando a frente o destino de seu povo. Observar que esta expansão levou a opressão e dizimação dos povos indígenas.

3) Resposta pessoal

Pag. 6
A Lei da remoção dos índios ou do deslocamento das comunidades indígenas de seus territórios para a região de Oklahoma. Reserva determinada pelo governo.
Trilha ou Caminho das Lágrimas foi o nome dado pelos nativos às viagens de recolocações e migrações forçadas, impostas pelo governo dos Estados Unidos m reunidas no chamado "Território Indígena”
Durante as remoções vários morreram. Estima-se que, da tribo Cherokee, de uma população de 15.000 vieram a falecer cerca de 4.000 índios.
Centenas de escravos e afro-americanos libertos que viviam com os índios, acompanharam-nos nas remoções pela Trilha.
Quanto a forma que foi tratada a “questão indígena” no Brasil podemos ver que logo chegaram aqui, os primeiros portugueses procuraram manter um contato amistoso com os índios, não porque eram homens bons e interessados em aprender com estes povos tão rudimentares em alguns aspectos, mas porque precisavam deles para trabalhar na extração do pau-brasil e para defender o litoral da invasão de piratas, como os franceses. Conseqüentemente, com a vinda de mais e mais portugueses, estas relações com os índios passaram a repetidos ataques de violência, pois estes passaram a ver os portugueses como intrusos. Por seu caráter hostil e conquistador, o homem branco começou a exterminar as populações indígenas quando estas tribos não aceitavam sua imposição de poder, nem suas técnicas de escravidão ou o roubo de suas terras. Os portugueses logo mostraram que não eram "homens bons", como no princípio, quando trocaram presentes com o índio, mas homens verdadeiramente interesseiros, atacando suas mulheres, escravizando-os e transmitindo-lhes doenças, muitas delas fatais para toda uma tribo.

No Brasil de hoje, segundo relatório da Organização dos Estados Americanos sobre a questão dos Direitos Humanos no Brasil, os povos indígenas reivindicam direitos legais sobre 11% do território nacional e têm obtido importantes reconhecimentos dos mesmos. Em sua grande maioria, as terras indígenas (aproximadamente 95%) situam-se na Amazônia, ocupando cerca de 18% da região, e nelas vivem pouco menos de 50% dos indígenas brasileiros. Em contraste, outros 50% dos indígenas são habitantes de áreas do sul do Brasil, cuja superfície é inferior a 2% do total dos territórios indígenas. Nos últimos 30 anos, os povos indígenas brasileiros intensificaram sua participação na vida política, aumentando, em conseqüência, o reconhecimento geral dos seus direitos. Um fator essencial para tal foi, paradoxalmente, a expansão da infra-estrutura econômica moderna para o interior do Brasil, iniciada a partir do fim da Segunda Guerra Mundial e acelerada nas décadas de 60 e 70, sob os regimes militares. Em resposta a essa expansão, que avançava para o interior das suas áreas ancestrais, iniciaram-se grandes mobilizações de indígenas e de organizações que defendiam e promoviam seus direitos humanos.

Pag. 7
c) O Destino Manifesto expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. Esta idéia se tornou um termo histórico padrão, freqüentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico e são sempre usadas pelo governo e pela mídia norte-americana para justificar o expansionismo norte-americano, inicialmente, na América do Norte. Oficialmente deixou de ser usada na década de 1850 até o final da década de 1880, quando foi então revivida como uma justificativa para o expansionismo norte-americano fora das Américas. Após isto, deixou de ser utilizada explicitamente pela mídia e por políticos em geral, embora alguns especialistas acreditem que certas doutrinas do Destino Manifesto tenham, desde então, influenciado muito as ideologias e doutrinas imperialistas norte-americanas até os dias atuais.

Pag. 8
Lição de Casa:
a) Durante o processo expansionista para o Oeste, as populações indígenas ou foram completamente dizimadas ou deslocadas para outro território, pois eram consideradas empecilhos para o desenvolvimento norte-americano. A resistência nativa foi mostrada como um ser selvagem, bárbaro e agressivo, que precisava ser domado e colonizado. Os colonos se preocuparam em destruir as fontes e recursos indígenas e apossaram-se de suas terras para agricultura, construção de ferrovias, cidades e outras formas necessárias à sua expansão.

b) A temática da Expansão para o Oeste sempre esteve presente na cultura America, seja em livros, TV, filmes, etc. Tudo para construir uma imagem irreal do povo indígena. Na verdade era necessária uma forma de comunicação em massa que justificassem as agressões sofridas por este povo nativo. A idéia do Destino Manifesto serviu aos propósitos desta formação de imagem pois mostravam estes como bárbaros, incultos, não civilizados que eram contrários aos mocinhos, do bem, que apenas levavam em frente o destino na nação americana.

Você aprendeu
1. O final do século XVIII e o século XIX marcam para os Estados Unidos da América um período de grande prosperidade econômica, conhecido como “Marcha para o Oeste” ou Expansão para o Oeste. Os ideais que estiveram por trás deste expansionismo ficaram conhecidos como a doutrina do “Destino Manifesto”, ou seja, a crença de que os colonos pertenciam ao “povo escolhido” por Deus para levar o progresso, a civilização, a liberdade para os povos e espaços ainda não conquistados.

Pag. 9
2. C
3. C
4. D

Um comentário:

  1. gente valeu pelas respostas era bem o que eu estava precisando...muito obrigada estou muito grata...bjus até aproxima...

    ResponderExcluir