domingo, 21 de novembro de 2010

1o ano - 4o Bimestre - Respostas Situação de Aprendizagem 3

SOCIEDADES AFRICANAS DA REGIÃO SUBSAARIANA
ATÉ O SÉCULO XV

Pag. 16. São 47 os Países que compõe a África Subsaariana: África do Sul; Angola; Benin; Botsuana; Burkina Faso; Burundi; Cabo Verde; Camarões; Chade; Camarões; Congo; Costa do Marfim; Djibuti; Eritréia; Etiópia; Gabão; Gâmbia; Gana; Guiné; Guiné Equatorial; Guiné-Bissau; Lesoto; Libéria; Madagáscar; Malaui; Mali; Mauricio; Moçambique; Namíbia; Níger; Nigéria; Quênia; República Centro-Africana; República Democrática do Congo; Ruanda; São Tomé e Príncipe; Senegal; Serra Leoa; Seychelles; Somália; Suazilândia; Sudão; Tanzânia; Togo; Uganda; Zâmbia; Zimbábue.

Pag. 18
Não, antes da chegada dos europeus, o continente africano era habitados por etnias em diferentes regiões mas sem as divisões de fronteiras como hoje conhecemos. Esta divisão só foi concluída no século e XX e não foi considerada as especificações e divisões étnicas que existiam, fato que sempre provocou disputas e batalhas internas.

Pag. 20























Pag. 21











































Pag. 22


































Pag. 23
O espanto dos europeus se deve ao fato da sociedade do Reino do Cango ser civilizada, mas de uma forma diferente da européia, pois eles, os europeus, não esperavam encontrar sociedades organizadas e desenvolvidas na África, pois sempre se consideraram superiores aos povos de outras regiões, sentimento ainda mais forte no caso dos africanos.


Você Aprendeu?
1. A frase “A África foi uma invenção européia” deixa claro o preconceito que os europeus tinham sobre a África e seus habitantes. Este conceito reforçou e justificou este preconceito. Também não podemos esquecer que a divisão territorial, como hoje conhecemos, foi também “inventada” por eles e não foi considerada as especificações e divisões étnicas que existiam.

2 – C
3 – D
4 – A

Nenhum comentário:

Postar um comentário