domingo, 21 de novembro de 2010

1o ano - 4o Bimestre - RespostasSituação de Aprendizagem 2

A EXPANSÃO EUROPÉIA OS SÉCULOS XV E XVI
CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS , POLÍTICAS E RELIGIOSAS

Pag. 10
a) Começando pelos contornos dos continentes uma vez que estes ainda não eram conhecidos e o que era mostrado está relacionado com o imaginário do homem europeu da época. Devemos lembrar que na época o europeu acredita ser a terra plana e portanto havia a existência de quedas no mar, monstros marinhos, seres desconhecidos, etc.

b) Todos os continentes, com os contornos como hoje conhecemos, mas ainda com visão eurocentrista.

2. A expansão ultramarina foi uma das soluções encontrada pelos europeus para contrapor aos problemas gerados pela crise do sistema feudal. Necessitava-se encontrar novas fontes de metais preciosos, controlar novas regiões produtoras de alimentos, domínio sobre novos povos, aumentar o poder econômico dos mercadores (burguesia) e da realeza. Também encontrar novas rotas para o oriente, devido importância das Especiarias e também levar para novos povos a religião católica. Quanto aos portugueses, o fato de ter um estado centralizado politicamente, interesses mercantis, aliado a já uma tradição marítima e seu progresso técnico naval e a necessidade de buscar no mar o que a terra não podia dar, ajudam a explicar seu pioneirismo.

Pag. 11
3. Especiarias eram condimentos originários do Oriente como Cravo, Canela, gengibre, noz-moscada, entre outros, e principalmente pimenta-do-reino.

4. O organizadores eram os próprios navegadores e seus reis, inicialmente Portugal, seguido pela Espanha, como Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral. Os financiadores eram, em parte este Reinos, mas principalmente a burguesia mercantil pois poderiam monopolizar o mercado, explorar as novas terras e ampliar seu espaço político frente à nobreza. A Igreja apoiou estas expedições também pelo interesse em um maior número de fiéis, não importando se a conversão dos “infiéis” fosse pacifica ou forçada.

Pag. 13
1. O Oriente sempre exerceu fascínio nos ocidentais. Sempre estiveram associados a mistérios e exotismo, em grande parte devido os desconhecimento e conseqüente imaginação sobre estes povos e região. Assim, este fascínio era estimulado pela grande quantidade de produtos vindos de lá e pelo interesse que despertavam.

Pag. 14.
2. Com as constantes viagens, os medos imaginários deixaram de existir, além da perda da novidade que o grande número de produtos trazia o que teria diminuído a sensibilidade dos portugueses.

1. a) Refere-se ao período da Expansão Marítima dos séculos XV-XVI, quando a monarquia portuguesa juntamente com os mercadores empreenderam a conquista de uma rota comercial alternativa para o Oriente, navegando pela costa Africana.

b) Representa como acontecimentos trágicos, como morte e sofrimento, mas também como responsáveis pela grandeza do império português.

Pag. 15 c) Fernando Pessoa procura mostrar nos versos o pioneirismo e a bravura do povo português. Uma das respostas possíveis seria a de que tudo vale a pena para alcançar o objetivo que era o crescimento e conseqüente ampliação do domínio português.

2. A
3. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário