segunda-feira, 1 de novembro de 2010

1º Ano - Livro 4 - Situação de Aprendizagem 1 - RESPOSTAS

RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO E FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

Pag. 3
Conceito de Nação: Agrupamento político autônomo que ocupa território com limites definidos e cujos membros, ainda que não necessariamente com a mesma origem, língua, religião ou raça (como fazia crer um conceito mais antigo), respeitam instituições compartidas (leis, constituição, governo). Território ocupado por esse agrupamento; país. O povo de uma nação; todas as pessoas que nela vivem.

Pesquisa Individual:
1. Renascimento ou Renascença é o movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. Na realidade foi uma mudança nas formas de sentir, pensar e agir em relação aos padrões de pensamento e comportamento vigentes na Idade Média. O Renascimento exprime, principalmente, os novos valores e ideais da burguesia, classe ascendente na transição para o capitalismo.

2.
a) Guildas eram as corporações de ofícios, que eram associações de trabalhadores de determinados profissões. Por exemplo, uma corporação de sapateiros ditava as normas de fabricação de seus produtos e as formas de sua comercialização, a fim de proteger esses profissionais no mercado e propiciar seu lucro.

Pag. 4
b) Hansas: LIGAS OU HANSAS eram cidades mercantis ou associações de mercadores que controlavam trechos e localidades de comércio. Defendiam os interesses dos comerciantes. As primeiras foram formadas no século XII e cuidavam do comércio em larga escala (o que hoje poderia ser o comércio por atacado).

c) Liga Hanseática: Foi a Liga de maior destaque, que incluía hansas do norte da Europa (alemães), e controlava as comunicações e o comércio entre os mares do Norte e Báltico. Surgiu em 1241. No seu apogeu, no século XV, a Liga era uma confederação político-eonômica, possuindo frotas, exércitos e governo próprio.

3. A primeira imagem mostra o crescimento do Burgo nos limites da muralha, que eram remanescentes dos feudos medievais. A produção de excedente agrícola, agregada a outros fatores, como a pacificação, possibilitada pelas Cruzadas, estimulou o ressurgimento da atividade comercial e, inicialmente, criaram-se feiras, sob a guarda do Senhor Feudal e o crescimento deu origem às vilas e estas aos burgos.

A segunda figura mostra claramente Atividade dos banqueiros negociando e manipulando moedas, atividades que caracterizam o Renascimento Comercial. O crescimento do comércio e centralização política (Estados Nacionais) fez crescer a economia monetária , fazendo surgir o capitalismo e a decadência do sistema feudal.
Lembrar: Empréstimos, juros, lucros.

Pag. 5
Lição de casa:
1. Politicamente, o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo foi marcado pela crise do poder dos senhores feudal e por sua centralização na mão nos reis. Este processo culminou na formação do que chamamos hoje de nação.

Pag. 6
2. O que chamamos hoje de nação, difere e muito da definição daquela época. Ao longo dos séculos as nações iam incorporando ou perdendo territórios por meio de guerras ou acordos, além disso nação era também definida como tendo a mesma origem, língua, religião ou raça.

3. Eram dois grandes centros de trocas que surgiram com o aumento do consumo. CHAMPAGNE reunia comerciantes do Mediterrâneo e FLANDRES do Báltico e do mar do Norte.
A Feira de Champagne era o ponto de encontro dos comerciantes do mar Mediterrâneo e do Báltico e do mar do Norte. Com tantas saídas e direções, vinham comerciantes negociar seus produtos. As maiores feiras se concentravam nessa região. Nas cidades de Laguy, Provins e Troyes. Os proprietários de terras dessa região garantiam a participação segura de mercadores originários de qualquer lugar.
A Feira de Flandres passou a ter destaque quando Champagne começou a cair. Flandres tomou a frente nos negócios. Passou a ser o principal núcleo comercial do mar do Norte e do mar Báltico. Sendo a região mais destacada comercialmente. As cidades principais de comércio foram Bruges e Antuérpia.

Você aprendeu?
a) Foi a Liga de maior destaque, que incluía hansas do norte da Europa (alemães), e controlava as comunicações e o comércio entre os mares do Norte e Báltico.

Pag. 7
b) Crescimento demográfico. Aumento da exploração servil que acelerou o processo de êxodo rural. Relações comerciais com o Oriente, verificado a partir das cruzadas (importação de produtos orientais e reativação da economia monetária). Novas técnicas aplicadas à agricultura.

c) Com o desenvolvimento técnico da agricultura e conseqüente redução do número de pessoas no campo, o número de pessoas que foram para a cidade aumentou, libertando-se do controle senhoril, ou seja, as cidades tornaram-se locais onde havia segurança e liberdade para aqueles que desejavam romper com a rigidez da sociedade feudal.

2. As relações feudais representavam um grande empecilho ao desenvolvimento do comércio, sobretudo pelas freqüentes intervenções dos senhores feudais na política comercial em nível local, mediante cobrança de impostos e imposição de regras que variavam de uma localidade para outra, em virtude da grande descentralização do poder político. Assim, a centralização do poder nas mãos do rei atendia aos interesses dos comerciantes e dele próprio que assim, limitavam a atuação da nobreza.

3. C
4. D

4 comentários:

  1. Oii amei este blog não tem outro com as respostas das outras matérias não ? tipo Ingles, Geografia, Biologia e etc?
    beijo me ajudou pacas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q nome e esse minha filha 'Vai pensando que eu sou paty' kkkkkk ai que as pessoas vai pensar que vc e paty! kkkk

      Excluir
  2. bom nao achei o que eu queria bem q vcs podiam postar uma coisa tipo por que as festas eram raras oportunidades em que os membros de uma comunidade podiam se encontrar

    ResponderExcluir