segunda-feira, 1 de novembro de 2010

1º Ano - Livro 4 - Situação de Aprendizagem 2 - RESPOSTAS

EXPANSÃO EUROPÉIA NOS SÉCULOS XV E XVI:
CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS , CULTURAIS E RELIGIOSAS


Pag. 10
a) Página 9 mostra um mapa do século XV e o da página 10, atual. No primeiro pode-se observar que os contornos dos continentes diferem muito de como hoje conhecemos. Além disso acreditava-se ser a terra plana e que havia uma “queda” ao fim dos mares, que por sinal eram habitados por monstros marinhos.

b)

2) Entre as principais razões que levaram a Europa à expansão, destacam-se as seguintes: Visto que a rota do Mediterrâneo era monopólio das cidades italianas, havia a ambição de descobrir uma nova rota comercial que possibilitasse às demais nações da Europa estabelecer relações comerciais com o Oriente. Com isso, elas também poderiam usufruir do lucrativo comércio de especiarias. Uma nova rota poderia, ainda, baratear os preços demasiadamente altos dos produtos, intensificando o comércio europeu, já que as especiarias italianas passavam por vários intermediários no seu transporte do Oriente para o Ocidente. O acesso aos metais preciosos para cunhagem de moedas, muito escassos na Europa e essenciais para a manutenção do desenvolvimento econômico obtido nos séculos anteriores. O aumento do poder econômico dos mercadores (burguesia) e conseqüente ambição por ampliar os negócios. O aumento do poder real, fundamental para a organização das expedições marítimas.
Entre os motivos que impulsionaram o expansionismo Português, encontramos um governo centralizado, forte e aliado da burguesia. A criação da Escola de Sagres, na qual se realizaram importantes avanços na arte de navegar. Além disso, desfrutava de uma localização privilegiada, os navegadores lusos lançaram-se ao oceano Atlântico, visando, primordialmente, romper com o monopólio comercial italiano sobre as especiarias orientais.


3. Especiarias definem diversos produtos de origem vegetal comuns no oriente como cravo, canela, pimenta, gengibre, noz-moscada, etc..

4. Os organizadores e também financiadores eram, inicalmente os Reinos de Portugal e Espanha. A expansão marítima lusa foi acompanhada, em seguida, pela espanhola e depois por vários outros Estados europeus, integrando quase todo o mundo ao desenvolvimento comercial capitalista da Europa. Entre os motivos, podemos destacar a necessidade de uma nova rota comercial para o
Oriente. Que ainda poderia baratear os preços dos produtos, a intensificação do o comércio europeu, o acesso aos metais preciosos para cunhagem de moedas, o aumento do poder econômico dos mercadores (burguesia), o aumento do poder real, e a possibilidade de conquistar novos fiéis para a Igreja.


Pag. 12
1)

2)

Pag. 13.
1) O Oriente fora, desde a Antiguidade, objeto de fascínio por parte dos ocidentais, que sempre associaram mistérios e exotismos, em grande parte devido ao desconhecimento e conseqüente imaginação a seu respeito. Este fascínio era estimulado pela enorme quantidade de produtos vindos do Oriente e pelo interesse que despertavam nos europeus.

Pag. 14
2) Com a realização das viagens, os medos imaginários deixaram de existir e a grande presença dos produtos vindo do oriente acabaram por diminuir a sensibilidade dos portugueses.

Você Aprendeu?

1)
a) O poeta refere-se ao período das grandes navegações ou a Expansão Marítima dos séculos XV – XVI, quando as monarquias portuguesas, associada aos mercadores empreendeu a conquista de uma rota comercial alternativa para o oriente, quando navegava pela costa da África.

b) Representa como acontecimentos trágicos, porém responsáveis pelo crescimento do Império Portugês.

c)

Pag. 15
2. A
3. B

Um comentário: