segunda-feira, 21 de maio de 2012

Revisão 2º ano – 2º Bimestre - 2012

Revisão 2º ano – 2º Bimestre - 2012

Escola Professor Homero



1. O que eram as feitorias? (Pag. 51)

 Fortificações militares e entrepostos militares que visavam estabelecer contatos e relações comerciais com as populações locais.


2. O que era e quais as funções do Feitor? (Pag. 52)

 O Feitor era um funcionário da Coroa ou alguém autorizado por ela. Entre suas funções estava estabelecer relações amistosas com as populações e chefes locais para conseguir deles proteção, trabalho, produtos de valor comercial. Também deveria organizar e proteger o estoque de artigos obtidos das populações locais por meio de troca e gerenciar seu embarque nos navios que as levariam para a Europa.


3. Como era a prática da escravidão na África? (Pag. 53)

 A escravidão já era prática comum antes da chegada dos portugueses, em muitos casos eles eram vendidos em rotas que passavam pelo Saara, Mar Vermelho, África Central e Oriental. Nas sociedades africanas, muitos escravos eram utilizados como criados domésticos, concubinas e soldados. As principais fontes de consegui-los eram guerra e seqüestro. Tanto adultos como crianças e idosos eram feitos escravos. Havia também a escravidão familiar, em que uma pessoa vendia um familiar para pagar dívida ou amenizar situação de pobreza.


4. Como os portugueses obtinham escravos, inicialmente? (Pag. 53)

 Expedições militares elas regiões mais afastadas da costa africana


5. Como os cronistas portugueses costumavam tratar expedições militares? (Pag. 53)

 Como cavalheirescas e heróicas, comparáveis à destruição dos infiéis mouros durante as cruzadas.


6. Sobre as condições do tráfico negreiros, estima-se em que quantidade de escravos foram “exportados” pelo mundo, entre 1500 e 1800? E para o Brasil, até 1888? (Pag. 57)

 Estima-se me 10 milhos de escravos entre 1500 e 1800 e, até 1888 que no Brasil chegaram cerca de 5 milhões.


7. Ainda, sobre as condições do tráfico, quais as condições da natureza no tráfico transatlântico? (Pag 57)

 Os ventos e as marés eram favoráveis à navegação entre os litorais do Brasil e a África. A travessia era mais fácil entre África e o nordeste brasileiro e o Rio de Janeiro. Já entre o Brasil e a África, era mais favorável ao sul, que formava uma espécie de circulo de ventos.


8. O comércio transatlântico de escravos era triangular ou bilateral? Defina cada um. (Pag 60)

 Triangular, pois envolvia Portugal, Brasil e África , pelo fato do Brasil ser, na época, colônia portuguesa. Bilateral, pois se tratava de um comércio que envolvia diretamente o Brasil e a África, além do fato de maior parte da riqueza gerada por este comércio ficava no Brasil e na África.


9. Defina “Negro da Terra” e “Negro da Guiné” (Pag 61)

 Negros da terra eram os índios e os da Guiné, os africanos.


10. Por que a escolha pelos africanos e não a continuidade da escravidão indígena? (Pag 61)

 Primeiramente a alta mortalidade dos indígenas, pelas doenças trazidas pelos europeus, também pelo interesse destes em manter boas relações com os índios e pela lei de proteção aos povos indígenas. Mas o fator mais importante foi os grandes lucros que a escravidão africana trazia aos envolvidos.


11. O que define uma sociedade escravista? (Pag. 62)

 Primeiramente, a existência da própria escravidão, mas também que seja em uma escala tão grande que as características básicas desta sociedade não possam ser dissociadas da escravidão.


12. O que era o Quilombo? (Pag. 62)

 Comunidade independente de ex-escravos fugidos. Esta comunidade não era composta apenas de ex-escravos, mas também de índios e outras populações de excluídos. Também chamadas de mocambos.


13. O que era o Quilombo dos Palmares? (Pag 62)

 Foi a maior comunidade de ex-escravos fugidos, localizava-se entre os atuais estados de Pernambuco e Alagoas. Foi liquidada pelo Bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.


14. Quais as formas mais comuns de resistência contra a escravidão? (Pag. 62)

 Desde a negociação informal com os senhores, o uso da lei pelos excessos cometidos por estes, suicídios, assassinatos, revoltas organizadas,, fugas e formação de quilombos. Também haviam os escravos que conseguiam comprar sua liberdade (alforria).


15. Quem foi Zumbi dos Palmares?

 Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário