domingo, 21 de novembro de 2010

2o Ano - 4o Bimestre- Respostas Situação Aprendizagem 3

ABOLIÇÃO E IMIGRAÇÃO

Pag. 16
1. Antonio Bento de Souza e Castro

2. Ao Ilustríssimo Sr. João Clapp.

3. 05 de Janeiro de 1883.

Pag. 17
4. 19 de Maio de 188 na Revista Ilustrada.

5. Relata que um escravo fugitivo, Francisco, seja protegido por um membro da elite carioca, o Sr. João Clapp, que presidia uma comissão contrária à escravidão, e se possível, que seja enviado o mais longe possível.

6. A carta só foi publicada após a libertação dos escravos (Lei Áurea em 13 de Maio de 1888), uma vez que era ilegal proteger escravos fugitivos.

7.


Pag. 19 – Lição de Casa
1. a) 1870-1871 – 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre. Pode-se observar um saldo de 5 para 12,5 mil imigrantes europeus.
b) 1887-1888 – com a Lei Aurea, o número de imigrantes que shavia continuamente aumentado deu um salto em milhares de pessoas.

2. Claro que há, a relação é direta. Com a Lei do Ventre Livre o aumento do número de imigrantes europeus foi de mais de 100% (de 5 mil para 12,5 mil), o mesmo ocorrendo após a decretação da Lei Áurea em 1888 quando passou de 56 para 133 mil.

Pag. 20.
1. Que houve uma melhora significativa em suas vidas, tanto na moradia como nas alimentação, esta muito mais substanciosa que a que consumia na Alemanha.
2. Contrariamente a primeira carta, esta mostra que sua condição de vida piorou, levando a morte de algumas pessoas. Mostra claro arrependimento pela troca de país.

Pag. 21.
3) A principal motivação era econômica. Muitos viviam na miséria, sub-empregados ou mal remunerados. Não havia emprego suficiente, terra, trabalho, possibilidade de ascensão social e econômica. As esperanças estavam em mudar este quadro e conseguir no Brasil o que se mostrava impossível na Europa, além de buscar a paz que a guerra tirou dos europeus.

4) O principal incentivo estava na terra, além do emprego garantido e possibilidade de manter a estrutura familiar;

5) Regiões Sul e Sudeste, em virtude da necessidade de mão de obra na agricultura, para substituir os escravos, a industrialização, principalmente, na região sudeste e também pela disposição de “branquear” a população.
Pag. 21 – Pesquisa em Grupo

Pag. 22 – Pesquisa Individual

Pag. 24 – Você aprendeu?
1. B
2.
a. Refere-se a Lei do Ventre Livre de 1871 que libertava os filhos de escravos nascidos a partir daquela data e evidenciava o crescente abolicionismo na sociedade brasileira pós guerra do Paraguai
b. O aumento do preço dos escravos e a limitação d prática escravistas por parte da Coroa que funcionaram como alerta para a mudança de consciência.

3. A comunidade internacional, principalmente a Inglaterra, pressionava o Brasil para pôr fim ao regime de escravidão. Com isso houve a elevação do preço dos escravos em virtude da redução na oferta desta mão-de-obra. Com a crescente necessidade de trabalhadores no campo e na industrialização que se aproximava, a chegada dos imigrantes, como mão-de-obra assalariada foi uma conseqüência natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário