segunda-feira, 1 de novembro de 2010

2º Ano - Caderno do Aluno - Volune 4 - Lição Aprendizagem 2 - RESPOSTAS

A GUERRA CIVIL (GUERRA DE SECESSÃO)
Pag. 10
1. Hipótese Inicial: Ato de separar do que estava unido; separação.
Separação de uma porção da unidade política para constituir outra.
Significado Histórico: Na história de povoamento de território norte americano, o norte tinha um desenvolvimento maior, pois estava concentrado nessa região um grande volume de indústrias, cidades, instituições etc., enquanto no sul a economia continuava voltada para a agricultura. Com as eleições no ano de 1860, o candidato eleito Abraão Lincoln, foi ao encontro do interesse do norte, pois defendia a abolição e o incremento industrial no norte. Indignados com a vitória de Lincoln, a Carolina do Sul resolveu se separar da federação e esse exemplo foi seguido por mais estados.

Pag. 11
Pesquisa em Grupo
1. As causas da Guerra: Os motivos do conflito foram as grandes diferenças socioeconômicas existentes entre os Estados americanos do norte e os do sul. A região norte dos Estados Unidos vivia um período de forte desenvolvimento econômico e industrial, já os Estados do sul eram basicamente agrícolas. No entanto, a diferença fundamental que desencadeou a Guerra Civil foi o fato da existência do trabalho assalariado no Norte e do trabalho escravo no Sul.

2. As partes Envolvidas: Os Estados do Norte (industrial e moderno) e os Estados do Sul (agrário-exportador e tradicional/escravista)

3) Interesses em questão: Abraham Lincoln, um candidato do Norte, abolicionista e defensor da liberdade, foi eleito presidente, em 1860, fato que desagradou muito o Sul. Preocupados com uma possível abolição do trabalho escravo em seus territórios, onze Estados se desvincularam da União e formaram os Estados Confederados. Os rebeldes aprovaram com uma nova constituição e estabeleceram Richmond, na Virgínia, como capital.
Até aí, não havia motivos suficientes para causar uma guerra. Diferentemente do que muitos pensam, a Guerra de Secessão não foi causada pela simples separação dos confederados, uma vez que sob o ponto de vista constitucional, nada obrigava um Estado a permanecer na União. O que iniciou o conflito armado foi o ataque confederado feito ao Forte Sumter, na Carolina do Sul, em 12 de abril de 1861.
Tal ataque e a posição dos confederados em considerar a União como inimiga foi proporcionada pelo medo da propagação do abolicionismo, mesmo que fosse de um país para outro. Já a intenção da União e de Lincoln era salvar a unidade territorial dos Estados Unidos.

4. Características definidoras do grupo de colônias pesquisado: A origem da divisão dos Estados Unidos da América em "Norte" e "Sul" data dos tempos coloniais, quando a área que atualmente constitui os Estados Unidos ainda era colônia de três países - Espanha, França e Reino Unido. Primariamente, tais diferenças começaram devido a diferenças geográficas na região das Treze Colônias britânicas. No sul, os primeiros ocupantes da região encontraram um clima quente e um solo fértil, ideal para o cultivo de tabaco. Grandes plantações de tabaco foram cultivadas, e mão-de-obra escrava foi trazida em grande quantidade do continente africano. Posteriormente, algodão e cana-de-açúcar passaram a ser cultivados também nestes Estados. Rapidamente, a agricultura sob o sistema de Plantation e um estilo de vida primariamente rural passou a dominar os estados do Sul.

Enquanto isto, o clima frio e o solo rochoso dos Estados do Norte mostraram-se pouco adequados à prática da agricultura. Isto forçou os colonos desta região a procurarem outras fontes de renda como o comércio e a manufatura, favorecendo assim a criação de grandes cidades comerciais como Boston, Filadélfia e Nova Iorque - e, apesar de, no ano do início da Revolução Americana de 1776, a maioria da população do Norte ainda viver em áreas rurais, a economia destes Estados já era baseada primariamente no comércio e na manufatura.

Após a independência dos Estados Unidos, e até a década de 1850, as diferenças entre o Norte (cada vez mais industrializado) e o Sul agropecuário aumentavam gradativamente. Na década de 1850, os Estados Unidos já haviam se expandido até seus atuais limites territoriais na América do Norte (posteriormente, adquiriria o Alasca da Rússia, Havaí e outros territórios ultramarítimos). Então, os Estados Unidos já estavam em uma fase de rápida industrialização. Porém, o rápido crescimento econômico do país esteve concentrado primariamente nos Estados do Norte. Este crescimento causou o rápido crescimento populacional das cidades da região, gerando grandes avanços na área de transportes e comunicações. Apesar do Sul também ter passado por este processo, o progresso ocorreu muito mais lentamente do que no Norte.

O Norte almejava expandir, no próprio país, seu mercado consumidor enquanto que o Sul, com sua economia baseada nas grandes monoculturas almejava a exportação.

Os industriais do Norte queriam políticas e tarifas alfandegárias protecionistas para se proteger da concorrência européia enquanto que o Sul não aceitavam as tarifas protecionistas pois visavam a venda de seus produtos para o mercado externo e a importação de manufaturados.

A população do Norte era muito maior que a do Sul. Norte era Abolicionista e o Sul escravista.

5. As conseqüências da guerra: A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade. A região sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877. A guerra civil deixou um saldo de 600 mil mortos, o Sul devastado, a economia desorganizada e uma legião de negros marginalizados. O processo de industrialização do norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o sul passou por uma crise, perdendo influência política.
A Guerra Civil Americana causou a urbanização das terras do oeste e das áreas centrais norte-americanas, contribuindo ainda mais para o crescimento da economia, a expansão industrial e o desenvolvimento do capitalismo dos Estados Unidos.
Apesar das dificuldades financeiras, o Norte cresceu de maneira surpreendente, principalmente na metalurgia, transporte ferroviário, armamentos e naval.
Houve ganhos no campo da medicina, escolas e instituições de ensino superior. O comércio cresceu de maneira exponencial, espalhando-se para todo o território americano. O padrão de cultura dos Estados Unidos passou a ser o ideal nortista de "trabalho duro, educação e liberdade econômica a todos", e que eventualmente, faria dos Estados Unidos a maior potência econômica do mundo.


Lição de casa

Pag. 13
Você aprendeu
1. C

Pag. 14
2. B
3. B

2 comentários:

  1. vc poderia postar a situação 3, to precisando urgente ! obrigada

    ResponderExcluir
  2. otimo ehn. poderia postar a situaçao de aprendizagem 3 ?
    obrigada!

    ResponderExcluir