terça-feira, 7 de setembro de 2010

2o Ano - 3o Bimestre- Respostas Situação Aprendizagem 1

Revolução Francesa e Império Napoleônico

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1.
a. Terceiro Estado – São aqueles que não integravam a nobreza e o clero. São os burgueses e camponeses e possuíam poucos direitos e muitos deveres, como o de trabalhar e pagar os impostos que mantinham a nobreza e o clero.
b. Jacobinos – Revolucionários franceses, representavam a pequena e média burguesia. Sentavam a esquerda no plenário. Robespierre foi seu principal representante, que radicalizou quando no comando.
c. Girondinos – Representantes da alta burguesia. Postura republicana. Conservadores, combatiam a ascensão dos “sans-culottes”. Sentava a direita no plenário.
d. Assembléia Nacional Constituinte – Fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza.
e. Declaração Universal ... Dava e garantia os direitos ao homem, assegurados por lei.

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f. Constituição civil do clero – Regulamentou a figura do clero. Transformou seus membros em funcionários do Estado e confiscou seus bens.
g. Constituição monárquica – Reduziu o poder real e os sujeitos às leis, tripartição dos poderes e fim da isenção de impostos para o clero e a nobreza.
h. Convenção – Assembléia formada por deputados girondinos, jacobinos e da planície.
i. Convenção republicana – Voto universal masculino, escolas públicas, garantia de direitos e assistência aos desamparados.
j. Terror – Período marcado pela predominância Jacobina nos meios militares, judiciais e econômicos e por grande número de execução.
k. Constituição burguesa – Teve o recuo em relação aos direitos civis assegurados pela constituição anterior.

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a. Liberdade -

b. Igualdade -

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c. Fraternidade –

3. Em ambas as telas, Napoleão é representado como imperador. Na escultura do Arco do Triunfo, é explicita sua referência ao Império Romano. Elas procuravam legitimar seu poder e seu governo. Percebe-se claramente a tentativa de caracterização de Napoleão como Cezar. A coroa de louros (Láurea), nas duas imagens, bem como os trajes tipicamente romano, da segunda, não deixam dúvidas. Além disso, sua postura ereta e porte físico procuram o aproximar a perfeição.

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Lição de Casa: Sim, pois marca a elevação da classe burguesa aos patamares do poder. As reivindicações desta classe e a mudança de uma sociedade feudal para o capitalismo. Esta classe é seguramente, a mais beneficiada com esta revolução.

Você aprendeu:
1. O texto reúne, em um só sujeito, o povo, por todos os que não faziam parte do clero e nobreza, isto é, os habitantes do campo, cidade, ricos, pobres, etc., mas estes tinham, muitas vezes, interesses opostos.

2. B e D
3. A
4. C

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