quarta-feira, 16 de junho de 2010

Situação de Aprendizagem 3 – ILUMINISMO

Pag. 21
1. Nas duas afirmações, destacam-se as críticas Iluministas mais comuns à religião e à monarquia.

Pg. 22
2.
a. Defender e proteger a pessoa e seus bens a partir de um acordo entre todos.

Pag. 23
b. Numa legislação, a vontade individual de ser deixada de lado e deve ser considerada a vontade geral ou coletiva. Mas a ordem natural é que a vontade individual (particular) é a primeira de todas.

c)Com certeza não foi bem aceita pela nobreza ou pelo clero, mas acabaram por levar ao público em geral suas idéias, influenciando outros povos, como os EUA.

Pag. 24

d) Sim, tolerar pode ser definido como aceitar ou não impedir o outro enquanto que respeitar como reconhecer, ter em consideração.

3. Para Voltaire, Deus era a explicação racional do mundo e se manifestava na ciência e na nobreza. Procurava entender como Deus, na sua bondade permitia tamanha tragédia.

4. Para Rouseau, a culpa não é da natureza nem de Deus, mas do homem. As causas estão na própria corrupção da “integridade humana” pela sociedade e por sua irracionalidade, por sua incapacidade de manter o caráter originalmente bom do homem.

Pag. 26
5)
a- A ciência e seus avanços podem auxiliar o progresso e vice-versa e em alguns casos podem excluir alguns (pessoas, grupos, cidades.) de suas conquistas. A ciência não existe só para poder fazer à humanidade.
b- Voltarie era Deista (acredita em Deus mas não nas religiões). Ele critica as religiões por serem cheias de misticismo e superstições.
c- A culpa era do próprio homem, devido a corrupção da “integridade humana” pela sociedade, sua irracionalidade e incapacidade (imprevisibilidade ?) de manter o caráter originalmente bom que Deus deu aos homens.
d- Vários podem ser os exemplos: Terremotos do Haiti e Chile, Guerras Mundiais, Bombas Atômicas, Governos Ditatoriais, Colonialismo, Conflitos Religiosos / Étnicos, Intolerância Religiosas e Sexuais, etc.

Pag. 27

6- Condorcet acredita que os Franceses e Americanos haviam atingido o máximo do desenvolvimentio humano. Devemos lembrar que estamos falando do ano de 1794.

Você aprendeu?
1)
1. Emancipação humana pela Razão
2. Crença no desenvolvimento da ciência e da técnica
3. Crença no progresso contínuo.
4. Crítica ao estado Absolutista e ao Cristianismo.
5. Crença na liberdade e na igualdade.

Pag.28

2- O enfraquecimento das monarquias pode ser associado a liberdade, ao direito de escolha e a participação do povo na vida política do estado. O Iluminismo questiona alguns direitos naturais do poder Real e reivindica liberdade e igualdade de direito, por isso pode ser definido como um movimento burguês.

3-
a. A tripartição do poder (executivo, legislativo e judiciário) ou a problemática se os três poderes estiverem com uma só pessoa ou grupo.

b. Foi produzido no contexto iluminista do século XVIII. Fica claro quando crítica a centralização de poderes, característica comum na política Absolutista.

4-E

5-E

Nenhum comentário:

Postar um comentário