quarta-feira, 16 de junho de 2010

Situação de Aprendizagem 3 – Democracia e escravidão no mundo antigo

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1. Os escravos eram os prisioneiros de guerras, que costumavam ser inicialmente capturados nas cercanias dos grandes centros (pólis). Mais tarde eram fornecidos por entrepostos comerciais, capturados na Frigia, na Caria e na Trácia e crê-se que a partir do século V a. C. eram comprados aos bárbaros, tendo também havido gregos que se tornaram escravos por não conseguirem pagar dividas contraídas. Outras formas de obter servos eram a venda dos filhos, a venda da própria pessoa para poder sobreviver e mesmo trocar os serviços de médico pela escravatura do paciente.

2. Na Grécia a condição dos escravos variava segundo a região e sistema político-social dominante (como Atenas e Esparta, por exemplo), mas no geral tinham, principalmente, a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando, além disso, funções econômicas. Além disso, os escravos eram tratados com humanidade, chamados a combater ao lado dos seus senhores (apesar de em raras ocasiões de perigo extremo e em troca de direitos e regalias) e participando com eles nos trabalhos da sua profissão. Já no Brasil, diferencia-se dos gregos, uma vez que estes eram trazidos pelos portugueses de suas colônias na África para utilizá-los como mão-de-obra escrava nos engenhos e os comerciantes de escravos vendiam os africanos como se fossem mercadorias, as quais adquiriam de tribos africanas que haviam feito prisioneiros. Em resumo, eram vistos como mercadorias ou animais.

3. Os critérios eram: homem maior de 18 anos, livre, natural de cidade e normalmente pertencente à aristocracia. Para estes, o voto era obrigatório para ter mantido seus direitos de cidadão.

4. Já o voto no Brasil é obrigatório e tanto mulheres como homens têm direito de voto, com idade entre 18 e 60 anos e facultativo para as pessoas com idade entre 16 e 18 anos e mais de 65 anos.

Pag. 21 – LIÇÃO DE CASA

a) ESCRAVIDÃO: Os escravos em Atenas ocupavam uma posição desprivilegiada na sociedade, podendo ocupar diferentes posições dentro da sociedade podendo ser empregados em atividades artesanais por conta das suas habilidades técnicas, que os levava a uma posição de destaque na sociedade. Na escravidão ateniense não havia distinção quanto ao trabalho que o escravo desempenhava. Possuía uma relativa importância na sociedade, por disponibilizar mais tempo aos homens livres na participação nas assembléias, debates políticos, na arte de filosofar e na produção das obras de arte. No período clássico de Atenas, a classe de escravos chegou a compor cerca de um terço da população ateniense e estes poderiam até ter uma fonte de renda própria, podendo em certo momento comprar a sua própria liberdade. De um modo geral, a maioria dos escravos em Atenas trabalhava no campo e nas minas.
Já na cidade-estado de Esparta os escravos, denominados de hilotas, eram conseguidos por meio das vitórias militares. Não havia a comercialização do escravo, não sendo visto como mercadoria, propriedade privada do seu dono e sim como propriedade do Estado Espartano.
No Brasil a mão de obra utilizada primeiramente foram os índios, em seguida substituídos por negros escravizados da África sendo seu número em milhões de negros. O drama dessa civilização vivenciado nesse período XV-XVI não tem paralelo e precedente na história da humanidade. Presos e escravizados na África, eram amontoados nos navios, onde, privados das mínimas condições de sobrevivência, aterrorizados pelos mais terríveis castigos, morriam em grande número na viagem.
A falta de liberdade, os trabalhos extenuantes, os castigos físicos, as humilhações de toda a espécie, constituíam o cotidiano do negro, que, do século XVI ao XIX foi o principal criador da riqueza nacional do Brasil.

b) PARTICIPAÇÃO FEMININA NA SOCIEDADE: Na Grécia Antiga, as mulheres não tinham direitos, não sendo consideradas cidadãs e por isso não tinham direito a voto, a serem ouvidas nas assembléias, etc. Se principal papel era cuidar das coisas cotidianas na casa, dos filhos e, principalmente dos maridos. Encontra-se uma participação maior em Esparta. A participação da mulher na sociedade brasileira foi, por muito tempo, não muito diferente das gregas. A desigualdade entre homens e mulheres ainda hoje é presente. Par ter uma idéia, as mulheres só conseguiram direito ao voto a partir de 1932.

c) INSERÇÃO POLÍTICA DOS ESTRANGEIROS: Na Grécia os estrangeiros (metecos) não participavam da democracia uma vez que não eram considerados cidadãos. Diferentemente, no Brasil qualquer estrangeiro naturalizado brasileiro tem os mesmos direitos que um cidadão aqui nascido, podendo inclusive votar.

Pag. 22 - VOCÊ APRENDEU?

1. Na antiga Grécia as mulheres, por não serem consideradas cidadãs não podiam participar das assembléias, votar, ou de fazer ouvir ou representar. Eram excluídas dos pores decisórios, restringindo suas atuações nos cuidados da casa. Hoje, as mulheres ocidentais, principalmente, vivenciam a diminuição do preconceito e da opressão histórica que passou. Conquistam e participam da política em pé de igualdade com os homens. No Brasil é bem representativo pois hoje vemos duas mulheres concorrendo à presidência.

2. Valores antagônicos, isto é, valores opostos, diferentes àqueles encontrados entre os Escravos, Mulheres ou Estrangeiros na Grécia Antiga, onde os estrangeiros não tinham direito ao voto, nem a cidadania, ou qualquer outro direito previsto na democracia grega. Na história do Brasil, tantos os estrangeiros, escravos e mulheres tinham seus direitos restringidos. Até a libertação dos escravos, estes praticamente não tinham direitos, só obrigações. Nem tratamento humano recebiam. Até 1932 as mulheres não tinham direito a voto. Já os estrangeiros, não só no Brasil, mas em todo globo, não são tratados como iguais, apesar de, no caso do Brasil, a mistura de raça ter produzido uma cultura diversificada e englobante. Não podemos esquecer, na atualidade, o trabalho infantil, escravidão em fazendas como aparece constantemente nos veículos de comunicação.

3. C

4. B

5. B

2 comentários:

  1. Olá profeesor, boa noite. Bom, adorei seu blog... me ajudou a complementar minhas respostas. Mas sabe, eu estava precisando mesmo é da situação 4.É a unica que falta e quero completar logo para entregar ao professor na segunda feira para nota. Se tiver como, posta ai!! Obrigaadãao!

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  2. a minha professora e muito chataaaaaaaaaaaaaa ate de mais

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