quarta-feira, 16 de junho de 2010

Situação de Aprendizagem 2 – Revolução Inglesa

Pag. 16
1. Locke diferencia o poder do soberano / magistrado do poder de um pai sobre seu filho, de um mestre sobre seu servo e de um senhor sobre seu escravo. Ele não concorda com a analogia de Hobbes.

2. É clara sua preocupação com a proteção da propriedade.
OBS: Burguesiaè classe social que compreende pessoas que não trabalham braçalmente e possuem situação financeira cômoda.

3. Seu papel é o de executar as leis que regulamentam e preservam a propriedade.

4. Hubbes è durante a queda da monarquia dos Stuart e o surgimento do regime republicano ditatorial.
Locke è durante o surgimento da nova monarquia que substitui os Stuart, com o parlamento assegurado pela Declaração de Direitos de 1689.

Pag:17 •Thomas hobbes (1588-1679): foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651). Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. No estado natural, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto.

•John locke (1632-1704): foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. Escreveu o Ensaio acerca do Entendimento Humano, onde desenvolve sua teoria sobre a origem e a natureza de nossos conhecimentos.

Pag 181. C2. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário