quinta-feira, 24 de maio de 2012

Questões CIVILIZAÇÃO GREGA - 1º ano

Questões CIVILIZAÇÃO GREGA


1. Qual origem da Grécia segundo os mitos ? pag. 109

 Prometeu chegou à terra, apanhou argila, molhou e moldou uma imagem à semelhança dos deuses, senhores do mundo. Para dar vida, tomou emprestada as almas dos animais. Atena, deusa da sabedoria, deu o sopro divino e assim surgiram os primeiros seres humanos que logo povoaram a terra.



2. O que era a Ilíada e a Odisséia? Pag. 111

Poemas homéricos. A Íliada trata da famosa Guerra de Tróia e a Odisséia narra as façanhas de Odisseu (ou Ulisses), na sua viagem de retorno ao seu lar, após combater na Guerra de Tróia



3. Defina Pólis Grega. Pag. 120

 Pólis eram as cidades-Estado. Eram independentes entre si, possuíam suas próprias instituições políticas e militares e tinham territórios definidos. Era também conhecida como a comunidade de cidadãos.



4. Quem eram os cidadãos? Todos os Gregos podiam participar da democracia? Pag.115

 Eram os homens livres nascidos na cidade e somente eles podiam participar da democracia, ou seja, os escravos, estrangeiros e as mulheres estavam excluídos da participação política.



5. Descreva como eram os Jogos Olímpicos? Pag 120

 Eram um festival religioso grego que acontecia a cada quatro anos na cidade de Olímpia, onde se localizava o templo de Zeus. Duravam sete dias, participavam atletas de todas as cidades da Grécia, que, mais que riqueza, conquistavam louvor e glória.



6. Quais as principais características de Atenas e Esparta? Pags 118 e 119

 Atenas era maior cidade grega, mais democracia, cultural e igualitária. Cultural e intelectual. Já Esparta era uma cidade oligárquica (poder na mão de poucos ou de um grupo), tinha como principal característica ser guerreira.



7. As Guerras Médicas ocorreram entre povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa. Explique o que foi a Batalha de Termópilas? Pag 126

 Na batalha de Termópilas, 300 guerreiros espartanos, comandados por Leônidas, retardaram, durante dias, a entrada e ofensiva dos persas, em um desfiladeiro, permitindo que os gregos preparassem a fuga. Ao término da batalha os 300 de Esparta estavam mortos.



8. Quem foi Alexandre, o Grande? pag. 127

 Alexandre Magno, ou Alexandre, o Grande, foi um dos maiores conquistadores do mundo antigo, que incluía o Egito, a Pérsia, Asia Menor, Mesopotâmia e parte da Índia. Isso permitiu um intercâmbio entre a cultura grega com o Oriente como também permitiu que a cultura grega recebesse influências orientais. Morreu jovem, aos 23 anos, o que deu inicio ao declínio do império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário