segunda-feira, 17 de maio de 2010

2º Ano - Caderno do Aluno - Volune II

Situação de aprendizagem 1
Pagina 3
1. Quantas Línguas diferentes existem no continente americano?
RESP: Segundo a Cambridge Encyclopeia of Language, há mais de 70 línguas na América Central e México e 500 outras na América do Sul
a) Estados Unidos:inglês
b) Canadá: francês e inglês
c) Argentina:espanhol
d) Paraguai: Guarani e Espanhol
e) Peru: Espanhol, Aimara, Quechua.
f) Haiti: Francês e Crioulo
g) Brasil: Português

2. Por que, apesar da enorme quantidade, as línguas indígenas estão desaparendo?
RESP: Estas línguas indígenas, assim como a cultura de seus povos, foram, em grande parte, suprimidas pelo processo de colonização uma vez que dizimando ou convertendo os nativos, foram lhes imposta a cultura européia.

Por que a Língua espanhola predominou no continente americano?
RESP: A língua espanhola é maioria, pois foi assim assegurada pelo pioneirismo da descoberta do território e pelo Tratado de Tordesilhas.

Porque o português ficou concentrado no Brasil?
RESP: Pelo mesmo tratado de Tordesilhas que assegurou a manutenção das terras portuguesas na costa leste do continente sulamericano.

b) Paginas 4 e 5

País: Brasil
Características do modelo colonial:

A colônia deveria ser um local de consumo (mercado) para os produtos metropolitanos, de fornecimento de artigos para a metrópole e de ocupação para os trabalhadores da metrópole. Em outras palavras, dentro da lógica do “Sistema Colonial Mercantilista” tradicional, a colônia existia para desenvolver a metrópole, principalmente através do acúmulo de riquezas, seja através do extrativismo ou de práticas agrícolas mais ou menos sofisticadas. Uma Colônia de Exploração, como foi o caso do Brasil para Portugal, tem basicamente três características, conhecidas pelo termo técnico de “plantation”:

_ Latifúndio: as terras são distribuídas em grandes propriedades rurais

_ Monocultura voltada ao mercado exterior: há um “produto-rei” em torno do qual toda a produção da colônia se concentra (no caso brasileiro, ora é o açúcar, ora a borracha, ora o café...) para a exportação e enriquecimento da metrópole, em detrimento da produção para o consumo ou o mercado interno.

_ Mão-de-obra escrava: o negro africano era trazido sobre o mar entre cadeias e, além de ser mercadoria cara, era uma mercadoria que gerava riqueza com o seu trabalho...


País: Haiti
Características do Modelo Colonial:
A era moderna do Haiti é inaugurada por um genocídio. Em 1492, Cristóvão Colombo descobre a ilha de La Española, hoje em dia dividida entre Haiti, ao ocidente (oeste), e a República Dominicana, ao Oriente (leste). Em menos de meio século, a maioria de seus primitivos habitantes, mais de 300 mil índios taínos, havia sido exterminada, dizimada pela escravidão nas minas de ouro, em massacres e epidemias. A partir de 1505, é introduzido na ilha o cultivo da cana de açúcar. Barcos negreiros trazem escravos africanos para trabalharem no plantio. Na medida em que os colonos espanhóis, frente ao esgotamento das minas de ouro, abandonam a ilha rumo a América do Sul, os franceses ocupam a ilha de Tortuga, no norte do Haiti. Em 1697, a Espanha aceita a soberania francesa nessas terras que, após um século, recebem o nome de Haiti.

Graças ao cultivo da cana de açúcar, cuja importância era similar a de petróleo atualmente, o Haiti se converte em uma das colônias mais ricas do mundo. Uma riqueza que se baseava na brutal exploração de mais de 500 mil escravos africanos obrigados a trabalhar de sol a sol em condições desumanas. No momento da Revolução Francesa, a população de escravos é dez vezes maior do que a de brancos e de homens livres, majoritariamente mestiços e negros que obtiveram ou compraram sua liberdade.

Quando começaram a chegar os primeiros ecos da Revolução Francesa, em 1789, as aspirações de liberdade se expressam na voz de Toussaint Louverture, o Espartaco Negro. Sua figura domina a história até 1804, quando o Haiti conquista sua independência. Mais de 200 mil pessoas, a maior parte negros, morreram durante aquela revolução. Foi não só a primeira revolução anti-colonial triunfante na América Latina como, também, a primeira revolução vitoriosa de escravos no mundo.
Mas a economia haitiana estava em ruínas. As plantações haviam sido devastadas e ressurgiu o antagonismo entre a maioria negra e a minoria mestiça. Temendo um contágio abolicionista, as potências dessa época, que em sua maioria não haviam abolido a escravidão, isolaram e marginalizaram a jovem República negra. A guerra pela independência na América espanhola e uma larga série de guerras civis que sucederam impediram também a unidade de ambos os processos revolucionários.


Listas de Características
A- Colonialismo português (Brasil) e inglês (Estados Unidos).
B- Concentração da colonização espanhola.
C- Brasil.
D- Argentina, Paraguai, Peru e Haiti.
E- Haiti e partes do Canadá
F- Estados Unidos e partes do Canadá
G- Característica comum em todas estas regiões, seja por meio do extrativismo de peles, madeiras, metais preciosos ou do cultivo de cana-de-açúcar e algodão.
H- Principalmente, em virtude do clima, no norte das colônias inglesas.

I - Em todas as regiões.

J- Colonias inglesas da america do norte.
K- Brasil, Haiti e Colonias espanholas.
L- Sul da colonia inglesa
M – Principalmente Brasil e Haiti
N- Haiti
O- Argentina, Paraguai, Peru e Haiti
P- Brasil.
Q- Estados Unidos e parte do Canadá
R- Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Haiti
S- Brasil, Argentina, Paraguai, Peru

T- Haiti

Pagina 7
Estados Unidos: Inglaterra, algodão, extrativistas, protestante, Tordesilhas, litoranea e comercial.Brasil: )
Portugal, litorânea, extrativista, policultura local, indígena, africanos, cana-de-açúcar, igreja católica, Tordesilhas, engenho.
Haiti: França, extrativistas, cana-de-açúcar, indígena e Tordesilhas.
México: Espanha,interiorana,extrativista,policultura local,indígena,e africanos,cana-de-açúcar,chapetones,igreja católica e Tordesilhas.
Argentina: Espanha,interiorana,extrativista,policultura local,indígena,e africanos,cana-de-açúcar,chapetones,igreja católica e Tordesilhas.

Pagina 9

a) Região Amazônica: ocupada pelos jesuítas e marcada pela extração de drogas do sertão. Foi assegurada como território português pelo Tratado de Madrid (1750).

Pagina 10
b) Vale do rio São Francisco: ocupada por criadores de gado, o São Francisco também era conhecido como Rio dos Currais.
c) Interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso: Regiões exploradas por bandeirantes e, posteriormente ocupadas pela mineração.
d) Pampas gaúchos: Região marcada pela criação de gados pela ocupação dos jesuítas e pelas bandeiras.
e) De um titulo ao mapa: ECONOMIA NO SISTEMA COLONIAL.

Pagina 11
1) Não. O autor critica a diferenciação entre a colonização inglesa e portuguesa, sendo a primeira vista como um processo de povoamento, em que os colonos estavam comprometidos com a construção e não com a exploração de suas terras.
2) A produção de produtos agrícolas, para servir ao mercado europeu ( cana de açúcar, algodão), a escravidão africana e a formação de latifúndios.O Brasil Colonial aproxima-se mais das colônias do sul dos Estados Unidos.
Pagina 12
1) - E
2) - E

19 comentários:

  1. Olá, quero dizer que gostei muito do seu blog
    ajuda bastante nas aulas de história...
    gostaria de saber sobre o modelo colonial de outros países colonizados pelos europeus como pede-se no caderno do aluno 2*ano vol.2
    se puder postar com certa urgencia agradeço.O.o

    ResponderExcluir
  2. queria dar-lhe os parabéns pelo Blog!!esta sendo de muita ajuda nas aulas de historia!!se possível gostaria que continuasse a postar!!!seria de grande ajuda!!

    ResponderExcluir
  3. Amo vcccccccccccccccccccccccccc sensasional sauvou minha peleee muito obrigada!!!!! continue a posta no blog qui esta sendo di grandisiiisiima ajuda!!! (L)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, quero dizer que gostei muito do seu blog,
    primeiro queria dar-lhe os parabéns, foi de grande ajuda.
    Espero que continue postando em seu blog Obrigadah...

    ResponderExcluir
  6. ameii seu blog...diferentes de outros..até mesmo do meu..ele é muito útil...vlw...ajudou muito..diferente da minha professora que sumil..e a nova só sabe contar histórias sobre a própria vida...continua ae com seu trabalho..ele está suuppeerr dezzz!!!

    ResponderExcluir
  7. - Adorei o blog ! Me ajudou muitoo ! Quero parabenizar o dono pelo o gesto de ajudar aqueles que querem ajuda Tipo "eu" sabe ! Beijos ...

    ResponderExcluir
  8. Sou Professor de História, achei suas respostas fantáticas.Pena qua o Caderninho para os alunos exige um conhecimento prévio de muitos assuntos, que não foram dados ou que não são mais lembrados.
    Aliar isto a textos sobre o assunto fica quase que completo.Mas não dá para ministrar todo o conteudo.

    ResponderExcluir
  9. eu achei muito legall nos ajuda bastantes nas tarefas da apostila vl 2 .. continue postanto
    e nos dando uma força aii ..

    ResponderExcluir
  10. adorei seu blog
    suas respostas são otimas

    ResponderExcluir
  11. amei amei ameii,

    uhuu me ajudo muitoo

    ResponderExcluir
  12. Olha é demais este blog, gostei muito, me ajuda muito, por que tenho pouco tempo para responder minha apostila de história, por favor continue me enviando as respostas das páginas seguintes obrigada.

    ResponderExcluir
  13. CREDO SÒ TEM ISSO DE RESPOTA ? PRECISAMOS DE MAAAIS BEIJOS

    ResponderExcluir
  14. as respostas nós ajuda bastante pois levamos um10 sem se esforçar muito é da hora.

    ResponderExcluir