segunda-feira, 17 de maio de 2010

1º ANO - A CIVILIZAÇÃO GREGA

A civilização grega compreendia uma área de 77.000 km², abrangendo três regiões: Grécia Asiática, localizada numa estreita faixa na Ásia Menor; Grécia Insular, nas ilhas dos mares Jônio e Egeu; e Grécia Continental, ao sul da península balcânica. A maior parte do relevo dessas regiões era montanhoso, com um solo impróprio para o desenvolvimento da agricultura, fato que fez com que os gregos tenham feito do comércio marítimo, sua principal atividade. Além disso, seu relevo montanhoso foi um dos fatores que resultaram no surgimento de cidades-estado independentes e afastadas umas das outras. Povoada por aqueus, jônios, eólios e dórios, a Grécia Antiga é considerada o berço da civilização ocidental.
A história da civilização grega é dividida em quatro fases:

Período Homérico
Tal período, que vai do século XII ao VIII a.C., é marcado pela sociedade dividida em génos, grandes grupos familiares que tinham um descendente em comum. Cada génos era chefiado pelo patriarca, detentor do poder político, econômico, jurídico e religioso. Além disso, a propriedade da terra era coletiva e era praticada uma economia de subsistência. Aos poucos, certos membros desses génos começaram a reivindicar porções de terra conforme o seu grau de parentesco. Assim, surgia a propriedade privada e as classes sociais.

Período Arcaico
Entre os séculos VIII ao VI a.C., os génos começaram a se unir, com o fim de proteger seus interesses. A união de dois génos deu origem às fratrias, que se agruparam e formaram as tribos. Aos poucos, esse processo de unificação entre várias tribos deram origem às polis, as cidades-estado gregas: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, Mileto, etc. Outro fato importante no Período Arcaico foi a expansão colonial grega, que ocorreu em virtude da procura por novas terras e alimentos fora da Grécia, o que resultou na fundação de diversas colônias na costa dos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro.
Imagem de Zeus, o principal deus grego.

Período Clássico

No Período Clássico, que compreendeu os séculos VI ao IV a.C., a Grécia conheceu seu apogeu, entretanto, envolveu-se em inúmeras guerras. Uma delas foram as Guerras Médicas, resultado do conflito entre os gregos e os persas pela supremacia marítima do Mundo Antigo. A Guerra do Peloponeso foi outra importante guerra entre a Confederação de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.

Período Helenístico
Após a Guerra do Peloponeso, a Grécia se enfraqueceu, se tornando um alvo fácil para Felipe II, rei dos macedônios em 338 a.C. Seu filho, Alexandre Magno, assumiu o poder e adotou uma política expansionista, conquistando diversas regiões, o que provocou a fusão da cultura grega com a cultura oriental. Foi neste período também, que as ciências tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Religião Os gregos eram povos politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. O principal deles era Zeus, símbolo da justiça, da razão e da autoridade. Os deuses gregos eram muito semelhantes aos homens; eles se casavam, tinham filhos, sentiam amor, ódio, etc. Além dos deuses, haviam os semi-deuses, heróis e muitas lendas. O conjunto dessas crenças é chamado de mitologia.
Cultura
Os gregos tiveram grande importância no desenvolvimento da ciência, das artes e da filosofia, uma vez que a Grécia é considerada o berço da civilização ocidental. O clima de liberdade das cidades favoreceu o surgimento dos primeiros filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Nas artes, os gregos tiveram destaque na escultura (Fídias, Míron e Praxíteles) e arquitetura (estilo dórico, jônico e coríntio). Alguns dramaturgos, como Ésquilo, Spofocles, Eurípedes e Aristóteles foram muito importantes. Grandes obras da Idade Média, como o Colosso de Rodes e o Farol de Alexndria, foram inspirados na arte helenística

Um comentário: