segunda-feira, 17 de maio de 2010

1º ANO - A CULTURA GREGA

Os gregos foram, sem dúvida, povos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da cultura e da ciência, povos de grande esplendor cultural. Para se ter uma idéia, os romanos copiaram grande parte da cultura grega. Um desses exemplos são os deuses romanos, que nada mais são do que uma cópia dos deuses gregos.
A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Os primeiros filósofos buscavam entender os fenômenos da natureza através explicações racionais e organizadas, fugindo das justificativas mitológicas. Aliás, a mitologia foi outra grande contribuição grega: até hoje, vários filmes, séries e história são baseados na mitologia e nos deuses gregos, vistos como seres superiores, embora tivessem sentimentos iguais aos dos homens.
Os gregos apreciavam muito o teatro. As peças aconteciam em grandes anfiteatros ao ar livre; as filas para assistir a essas peças começavam a se formar um dia antes das apresentações. Em relação ao teatro, podemos citar os mais importantes escritores de peças da Grécia Antiga: Ésquilo e Sófocles. A arte grega, que tanto influenciou a arte romana e renascentista, buscava retratar corpos com o máximo de perfeição, exaltando a beleza estética.Ainda podemos citar outras fantásticas contribuições dos gregos, como o desenvolvimento dos Jogos Olímpicos, criados em homenagem a Zeus, o principal dos deuses. Outra importantíssima contribuição grega para a sociedade atual foi a criação da democracia, onde os cidadãos passaram a decidir, de forma direta, os rumos de Atenas.
É comum haver divergências entre as enciclopédias a respeito da origem do teatro. Entretanto, uma coisa se sabe: esta forma de arte surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C. A maioria dos historiadores concorda que o teatro surgiu como uma evolução dos rituais e cultos festivos a Dionísio, deus do vinho e da fertilidade. Essas festividades ocorriam todo ano no período da primavera e eram muito intensas. Durante as procissões, havia recitais, danças e música.
Foi por meio de um homem chamado Téspis que o teatro surgiu. Em uma destas celebrações, o mesmo resolveu usar uma máscara humana enfeitada com cachos de uva e passou a afirmar que era o próprio deus Dionísio. Era clara a intenção de Téspis em apenas representar o deus, e não em se passar por ele, o que não faria nenhum sentido. O importante foi sua ousadia em representar um deus, algo inimaginável até então. Téspis é considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
Com o passar do tempo, as celebrações ao deus Dionísio ficaram cada vez mais elaboradas. Desta forma, nestes rituais, os gregos começaram a representar cenas da vida do próprio deus. Nesta época, todos os papéis eram interpretados por homens, já que não era permitida a participação de mulheres nas representações. Até então, todas as encenações ocorriam em grandes círculos. Com o amadurecimento do teatro na Grécia, foram construídos enormes prédios teatrais, com uma boa infra-estrutura para o desenvolvimento da arte.

Aos poucos, o teatro foi se consolidando, até se transformar em um dos aspectos mais importantes da cultura grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário