segunda-feira, 25 de outubro de 2010

2º Ano - GUERRA SECESSÃO america

A GUERRA CIVIL AMERICANA




DEFINIÇÃO DE SECESSÃO:
1: Ato de separar do que estava unido; separação
2: Separação de uma porção da unidade política para constituir outra
O QUE FOI ESTA GUERRA CIVIL
Depois da independência americana (1776) houve grande crescimento do país.
A população aumentou rapidamente, estimulada pela imigração.
Integração de novos territórios por meio de aquisição e conquistas transformou os EUA num grande país (Luisiana, Flórida, Texas, Oregon, Nevada, Califórnia, Utah, Arizona e Novo México).
O país ficou com uma superfície de 7800.000 Km quadrados.
De 23 estados em 1820, passou para 33 em 1860.
A população, no mesmo período, aumentou de 9.600.000 para 31.300.000 habitantes.
Expansão para o Oeste em 1848-1840 em virtude da corrida do ouro na Califórnia.

Contradições sociais, econômicas e políticas:
Norte (industrial e moderno)
Sul (agrário-exportador e tradicional/escravista) foram se intensificando.
A Guerra de Secessão ampliou militarmente essas contradições

Na base dos conflitos estava a questão dos escravos e a própria unificação do país.
O resultado geral do conflito representou a vitória do Norte industrializado e o derrota do Sul aristocrática/rural/escravista, num saldo catastrófico:
970 mil vítimas.

1ª Guerra Mundial (1914-1918), 116.000 mortos americanos / 19 milhões no total.
2ª Guerra Mundial (1939-1945), 292.000 mortos americanos/ 72 milhões no total





O ano de 1860 marcou o início da arrancada econômica dos Estados do Norte, por causa da industrialização.
O Sul teve incremento econômico estimulado pela exportação de algodão para a Europa.
O Sul queria tarifas de importação baixas, e o Norte, reivindicava proteção tarifária para defender-se da concorrência estrangeira.
O que o Norte desejava era a formação de um mercado interno: ele compraria algodão do Sul transformando-o em produto têxtil para o consumo.
No Sul o trabalho escravo era o motor da produção agrária, com a proibição internacional do tráfico o preço da mão-de-obra escrava subiu substancialmente.

No Norte cresce o movimento abolicionista, influenciado pelos ideais do iluminismo e do liberalismo, bem como, nas idéias protestantes calvinistas.
Willian Garrison fundou o jornal “O Libertador” que rapidamente transformou-se no mais importe porta-voz dos abolicionistas.

O “Acordo do Mississipi” (1820) que autorizava a escravidão somente nos Estados do Sul, passou a ser usado pelos abolicionistas para libertar os negros da escravidão apoiando a fuga.
Publicação do romance abolicionista “A cabana do Pai Tomás” que vendeu 300 mil exemplares.
Antes de 1850 já haviam 200 mil abolicionistas organizados em mais de 2 mil associações.

A Califórnia quebrou o “Acordo de Mississipi” ao decidir abolir a escravidão.
Um novo acordo em 1850 no qual delegava aos eleitores de cada Estado o direito de decidir sobre a escravidão.
Em 1854, foi criado o “Partido Republicano” que abraçou a causa abolicionista.

A escravidão mudou a vida política da nação americana, a divisão entre as posições tomou um sentido geográfico, separando o Norte do Sul.
Em 1860 Abraham Lincoln (Partido Republicano) vence as eleições para a presidência dos EUA.


Presidente
Abraham Lincoln
A GUERRA DA SECESSÃO
A Carolina do Sul foi a primeiro estado a desligar-se da União, a 20 de dezembro de 1860.
Pouco a pouco mais seis estados seguiram seu exemplo.
Sete estados decidiram constituir uma nova União: “Os Estados Confederados da América” e Jefferson Davis foi nomeado presidente provisório.
A capital era Richmond (Virgínia), mais tarde outros quatro estados se uniram à confederação.

A correlação de forças era totalmente desfavorável ao Sul:
Dos 31 milhões de habitantes do país, mais de 20 milhões viviam no Norte, dos habitantes do Sul 3,5 milhões eram escravos.
O Sul dispunha apenas de uma fábrica de armamentos pesados, enquanto o Norte já contava com um excelente parque industrial e uma poderosa estrada de ferro.
O Sul, em 22 de setembro de 1862, foi abolida a escravidão apenas nos estado rebeldes.

A abolição definitiva somente tomou forma em 31 de janeiro de 1865, mas sem nenhum programa de ajuda ou adaptação o que prolongou a desigualdade e injustiça racial nos EUA.
A 9 de abril de 1865 o general Lee pediu ao general Grant os termos da rendição. A guerra civil deixava um saldo de + de 900 mil mortos, o Sul devastado, a economia desorganizada e uma legião de negros marginalizados.

Alguns anos depois (1865) Lincoln foi assassinado.
Somente em 1877 com a retirada das tropas do Norte do território sulista é que a vida política se normalizou.

A Guerra da Secessão deve ser observada como ato de força a fim de unificar o país, nesse sentido, está muito próxima das unificações de outras nações, como a italiana e alemã, visto que a guerra civil, apesar do resultado imediato negativo, foi o evento significativo de formação da nação americana moderna, criando as condições para o desenvolvimento capitalista no país.

O exército da União, no início da guerra, era composto de aproximadamente 11 mil soldados.
O exército da Confederação era ainda menor, por volta de seis mil soldados.
Em abril de 1861, o Congresso americano aprovou uma convocação inicial de 65 mil homens - todos voluntários - para fazer frente ao ataque sulista.
No começo da guerra a União e a Confederação utilizavam apenas voluntários como soldados - participava da guerra quem quisesse.

A duração da guerra e os números de baixas diminuíram o entusiasmo pela população de ambos os lados pela guerra e o número de voluntários acabou por cair. O alistamento forçado acabou por ser instituído em ambos os lados ao longo da guerra.
Na Confederação, o alistamento forçado foi instituído em abril de 1862, forçando todas as pessoas brancas do sexo masculino entre 18 a 35 anos de idade e em boas condições de saúde a servirem no exército por três anos.

Em fevereiro de 1864, foram estendidos para 17 a 50 anos.
A União instituiu o alistamento forçado em março de 1863, para pessoas, sem distinção de raça, do sexo masculino, entre 20 a 45 anos de idade.
Mulheres, em momento algum, foram autorizadas a lutar em ambos os lados, embora algumas tivessem se disfarçado como homens, e lutado por suas federações.

A guerra foi chamada por vários soldados como "guerra entre homens ricos, lutas entre homens pobres".
O recrutamento forçado possuía suas exceções:
Em ambos os lados, homens que, pelas regras do recrutamento forçado, teriam de servir no exército, poderiam contratar um substituto - geralmente, um homem pobre e sem trabalho - para lutar em seu lugar.

Outra medida também contribuiu nos esforços de guerra - ambos os lados permitiam que qualquer homem formasse um pequeno regimento ou uma força mercante a serviço de sua federação, sendo que tais grupos recebiam uma soma do governo.
O Norte instituiu um tipo especial de pagamento, bounty payments. Quando uma pessoa entrasse à força militar da União voluntariamente, ele era recompensado com uma soma em dinheiro. Esta medida, porém, também causou um problema: várias pessoas alistavam-se voluntariamente, usando nomes falsos, recebiam a soma em dinheiro, e após isto, desertavam. Muitos deles inclusive alistavam-se e desertavam seguidamente, usando vários nomes falsos.

Cerca de 180 mil afro-americanos lutaram pela União, e cerca de dois terços deles eram ex-escravos sulistas que fugiram para o Norte, em busca de liberdade.
Mais 25 mil afro-americanos atuaram na marinha naval da União, aberta aos afro-americanos anos antes da Guerra da Secessão. Lincoln certa vez disse que a "participação dos negros na guerra foi muito importante, se não indispensável".
As condições de vida dos soldados que lutaram na Guerra Civil Americana eram precárias.
Os soldados eram muito mal pagos.
As roupas eram precárias, feitas de lã crua, não processada que desmanchavam na primeira chuva.
Muitos soldados também não recebiam calçados - especialmente na Confederação, onde a grande maioria dos soldados lutou descalça.
A alimentação dos soldados consistia primariamente em trigo, milho, carnes e frutas secas.

A higiene dos soldados da guerra era precária. Como conseqüência, mortes devido a cólera, disenteria e outras doenças do sistema intestinal foram comuns ao longo da guerra, tanto quanto o número de mortes causadas por ferimentos de batalha.

Nenhum programa governamental foi previsto para a integração profissional e econômica do Sul aos Estados Unidos da América.
O Sul perdeu toda sua influência política, econômica e cultural nos Estados Unidos.
Enquanto o conflito assolava os estados americanos, a exportação de algodão pelos estados do Sul ao Reino Unido ficou prejudicada - o setor têxtil inglês passou a importar algodão de duas de suas colônias - o Egito e a Índia, e também incentivando outros países produtores de algodão - inclusive, o setor algodoeiro no Brasil.
Foi o "surto nas exportações brasileiras de algodão".
A Guerra Civil Americana causou a urbanização das terras do oeste e das áreas centrais norte-americanas, contribuindo ainda mais para o crescimento da economia, a expansão industrial e o desenvolvimento do capitalismo dos Estados Unidos.
Apesar das dificuldades financeiras , o Norte cresceu de maneira surpreendente, principalmente na metalurgia, transporte ferroviário, armamentos e naval.

Houve ganhos no campo da medicina, escolas e instituições de ensino superior.
O comércio cresceu de maneira exponencial, espalhando-se para todo o território americano.
O padrão de cultura dos Estados Unidos passou a ser o ideal nortista de "trabalho duro, educação e liberdade econômica a todos", e que eventualmente, faria dos Estados Unidos a maior potência econômica do mundo.

Um comentário: