segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Respostas Caderno do Aluno – 2ª Série – Volume 3

REVOLUÇÃO FRANCESA E IMPÉRIO NAPOLEÔNICO

Pag. 3
1.
a) Terceiro Estado - São aqueles que não integravam a nobreza e o clero. São os burgueses e camponeses e possuíam poucos direitos e muitos deveres como o de trabalhar e pagar os impostos que mantinham a nobreza e o clero.
b) Jacobinos - Revolucionários Franceses representavam a pequena e media burguesia. Sentavam a esquerda no plenário. Robespierre foi seu principal representante, que radicalizou no comando.
c) Girondinos – Representantes da alta burguesia. Postura republicana, conservadores e combatiam a ascensão dos “sans-culottes”. Sentavam a direita do plenário.
d) Assembléia Nacional Constituinte – Fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza.
e) Declaração Universal dos Direitos ... – Dava e garantia os direitos ao homem, assegurado por lei.

Pag. 4.
f) Constituição Civil... – Regulamentou a figura do clero. Transformou seus membros em funcionários do Estado e confiscou seus bens.
g) Constituição Monárquica – Reduziu o poder real e os sujeitou às leis, tripartição de poderes e fim da isenção de impostos para o clero e a nobreza.
h) Convenção – Assembléia formada por deputados girondinos, jacobinos e da planície.
i) Constituição republicana – Voto universal masculino, escolas públicas, garantia de direitos e assistência a desamparados.
j) Terror – Período marcado pela predominância jacobina nos meios militares, judiciais e econômicos e por grande número de execuções.
k) Constituição burguesa – Teve o recuo em relação aos direitos civis assegurados pela constituição anterior.

Pag. 5

a) Liberdade.
Todos, ao nascer, deveriam ter direito a liberdade, isto é, temos o direito de nascer, crescer, estudar, comer, morar, etc., uma vez que a liberdade será determinada pelos seus princípios de "direito": o errar e o acertar. Deveria ser assim, o direito à liberdade ser igual a todos, mas na prática não vemos isto acontecer. Vemos muitos exemplos na mídia de que os mais pobres são cerceados de suas liberdades mais facilmente que os mais ricos. Ser livre não implica em fazer o que quer. Afinal a liberdade de um acaba quando começa a dos outros, pondo limites a liberdade de cada um.

b) Igualdade.
Igualdade está ligada à afirmação do princípio da não-discriminação, ou seja, reconhece-se que todos são iguais perante a lei, e, portanto, não pode haver discriminações que excluam determinadas pessoas ou grupos. As pessoas deveriam ter direito iguais a saúde, educação, acesso à justiça, trabalho, mas as desigualdades chegam até ser aceitas em nossa sociedade.
Para exemplificar, podemos citar a hipótese constitucional de que o analfabeto pode votar, mas não pode ser votado e também aquela de que prevê a suspensão dos direitos políticos daqueles que cumprem pena com sentença criminal transitada em julgado. Essa “desigualdade” no exercício dos direitos políticos é permitida pela Constituição.

Pag. 6
c) Fraternidade.
Podemos encontrar várias definições como parentesco entre irmãos, amor ao próximo, harmonia e camaradagem.
Fraternidade também é um conceito filosófico profundamente ligado às idéias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. Vale lembrar que dos três, foi o único que não esteve no lema Iluminista, que era "Liberdade, Igualdade, Progresso".
A palavra é eventualmente confundida com a expressão caridade e solidariedade, embora elas tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais
É possível expressar socialmente mostrando atenção aos que te solicitam, ajudar sem pedir nada em troca, ter atenção nos detalhes para não atingir os outros, mostrar-se disposto de verdade, enfim, tratar os outros como gostaria de ser tratado.


3. Em ambas as telas, Napoleão é representado como Imperador. Na escultura do Arco do Triunfo é explicita sua referência ao Império Romano. Ambas procuravam legitimar seu poder e seu governo. Percebe-se claramente a tentativa de caracterização de Napoleão como Cesar. A coroa de louros (Láurea) tanto na primeira como na segunda imagem, bem como na vestimenta como tipicamente romana da segunda, não deixam dúvidas. Além disso, sua postura ereta e seu porte físico procuram o aproximar à perfeição.

Pag. 7 – Lição de Casa
Sim, pois marca a elevação da classe burguesa aos patamares do poder. As reivindicações desta classe e a mudança de uma sociedade feudal para o capitalismo. Esta classe é, seguramente, a mais beneficiada com esta revolução.

Pag. 8 – Você aprendeu?
1. O texto reúne em um só sujeito o povo, como sendo todos os que não faziam parte do clero e da nobreza, isto é, os habitantes do campo, da cidade, ricos ou pobres, etc., mas estes tinham, muitas vezes, interesses bem distintos.

2. b / d
3- a
4- c

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